Feliz 4713 no calendário Han!

Neste Ano, coincidiram os calendários chineses e brasileiros ;-)

Sendo ano da cabra ou ovelha/carneiro (pois em chinês o caractere do símbolo zodiacal é o mesmo – e até lá isso dá discussão), o importante é o resumo que neste ano não vou me aventurar a “interpretar” mas sim uma breve tradução diretamente da fonte que achei mais coerente.

“O primeiro dia do ano da cabra/carneiro chega no dia 4 de fevereiro de 2014. Este não é o dia do ano-novo chinês. Os signos do horóscopo chinês são determinados pelo calendário de troncos-galhos da Astrologia Chinesa. O primeiro dia do ano astrológico chinês é o primeiro dia do mês do tigre. Esse é o dia do início da Primavera no calendário astrológico chinês. O início da primavera é quando o sol entra no 315º grau no trópico zodiacal. O início da primavera na China no Horário oficial da China é 12:00 em 4 de fevereiro de 2015. Se uma criança nasce em 5 de fevereiro de 2015, então é uma criança de cabra/carneiro.

O ano de 2015 é da cabra/carneiro de Madeira feminina/receptiva. A madeira (árvore) é conectada a cor verde. Desta maneira, 2015 é o ano da cabra/carneiro verde de madeira feminina.”

Muito interessante como esses cinco elementos contém polaridades (positivo/negativo, masculino/feminino, claro/escuro) como qualquer coisa. O que encontrei nesse site de horóscopo mostra:

Elemento Expansivo/ativo Receptivo
água chuva, névoa lagos, poças
metal armas/ferramentas joias, gemas preciosas
madeira árvores arbustos, mato baixo
fogo fogo do sol calor retido, fogueira ou fogo controlado
terra solo rico, produtivo/floresta solo seco/deserto

Vejam agora como são relacionados os elementos, de forma engenhosa:

“A cabra/carneiro é um animal de fazenda. Cabras/Ovelhas são herbívoras e gostam de comer grama. Portanto, cabra/carneiro contém terra e madeira na teoria dos cinco elementos chinesa.

A hora da cabra/carneiro no horóscopo chinês é das 13:00 às 15:00. O chão absorveu muito calor no período da tarde. Julho é conectada a cabra/carneiro. Julho ainda é verão (no hemisfério norte). Portanto, a cabra/carneiro também contém fogo. Alguns chineses comem carneiro/cabra durante o inverno para manterem-se aquecidos.

Carneiro/cabra é um dos animais da sorte para os chineses. Carneiro/cabra não precisa trabalhar na fazenda. Ao invés disso, todo o trabalho da fazenda vai para o Touro. Portanto, o Touro não gosta da Cabra/Carneiro.
Cabra/carneiro tem liberdade de procurar por qualquer tipo de pasto (grama). Ela nunca se preocupa em ficar sem pasto. Elas tem personalidades amenas e são amistosas aos humanos. Os chineses as tratam como animais auspiciosos.”

Apesar disso, como o ano da Cabra é um ano de poucas oportunidades fáceis e rápidas, alguns chineses querem evitar que seus filhos nasçam neste ano. O que as próprias autoridades estão lutando para evitar é uma profusão de abortos neste ano :-( (sério).

Fontes:

Horóscopo chinês para 2015 (ou 4713, se preferir – em inglês): http://www.chinesefortunecalendar.com/2015ChineseHoroscope.htm
Previsão para 2015 (em inglês): http://www.chinesefortunecalendar.com/2015.htm
Ano novo chinês: http://en.wikipedia.org/wiki/Chinese_New_Year
Teoria dos cinco elementos (Wu Xing – em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Wu_Xing
Calendário chinês: http://www.seuhistory.com/civilizacoes/chineses/calendario.html e (em inglês) http://en.wikipedia.org/wiki/Chinese_calendar