2014 ano do cavalo de madeiraFeliz 4712 no calendário han!

Já que nossas celebrações são forçosamente tão sem significado, estéreis… vou falar de uma que ao menos me tange pelos meus interesses na filosofia asiática!

O ano-novo chinês é conhecido na China como (… Ano-novo? Não!) Festival da Primavera!

Ele é lunar e solar – e em anos possui duas divisões:

1) Troncos celestiais – Wu Xing, os 5 elementos (de 10 anos); e

2) Caules terrenos – os animais do zodíaco chinês (de 12 anos).

Portanto 2013 foi o ano da Serpente da Água, e 2014 é o ano do Cavalo de Madeira. Há também um ciclo de 60 anos (sistema de troncos e caules).

Como o cavalo é o símbolo de um tipo de energia/disposição/temperamento que podemos utilizar, participar e viver – significa que este ano as energias que os chineses relacionaram à figura do cavalo (calor, força, nobreza, fogo, sucesso/vitória) estarão disponíveis com mais facilidade se nos dispusermos a acessá-las.

O elemento madeira é relacionado a crescimento, primavera, vitalidade. Na junção dos dois, simbolicamente, teremos então o fogo queimando mais tempo. Muitas oportunidades de aprendizado e mais complicações para quem “é de água” (que tem a ver com recolhimento, introspecção e calma). Pelo menos é o que diz a teoria!

Na prática já podemos ver os efeitos do fogo desde antes do ano começar! Que temperaturas absurdas aqui no hemisfério sul! Feliz 4712!

Fontes:

Horóscopo chinês para 2014 (ou 4712, se preferir – em inglês): http://www.chinesefortunecalendar.com/2014/2014Zodiac.htm
Ano novo chinês: http://en.wikipedia.org/wiki/Chinese_New_Year
Teoria dos cinco elementos (Wu Xing – em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Wu_Xing
Calendário chinês: http://www.seuhistory.com/civilizacoes/chineses/calendario.html e (em inglês) http://en.wikipedia.org/wiki/Chinese_calendar